CONHEÇA UM POUCO DE

NOSSA HISTÓRIA

A história da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville começou com dois empresários: Germano Stein Jr. e Alfredo Salfer. Em 1965, os dois participaram da 6ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Guanabara (atual Estado do Rio de Janeiro), de onde surgiu a ideia de formar em Joinville uma associação que reunisse e fortalecesse os comerciantes locais.

Em 24 de setembro daquele mesmo ano, Salfer e Stein Jr. se reuniram com outros 11 empresários da cidade na Associação Comercial e Industrial de Joinville (atual Associação Empresarial de Joinville/Acij), quando falaram da proposta de criação da entidade. A ideia foi aprovada por unanimidade.

A associação que nascia naquele momento recebeu o nome de Clube de Diretores Lojistas. A nova entidade foi inspirada num modelo já existente, mas seguiu ideias próprias, de acordo com as demandas do comércio joinvilense, que buscava o fortalecimento econômico, político e social.

Um dos exemplos de pioneirismo de Joinville está na própria denominação da entidade, que passou a ser questionada na gestão de Samuel Schubert, em 1980, culminando com a mudança na gestão de Henrique Weber, em 1990 e 1991.

Para os Joinvilenses, “clube” sugeria simplesmente lazer e não trabalho – a verdadeira finalidade da entidade. A ideia evoluiu e em 19 de setembro de 1994, na Convenção Nacional de Goiânia, foi aprovada a alteração para Câmara de Dirigentes Lojistas, denominação que passou a ser usada em todo o País.

OBJETIVOS E

AÇÕES CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville dedica-se há mais de meio século à defesa dos interesses do comércio varejista do município. A entidade está sempre atenta às questões que envolvem seus associados e a comunidade como um todo. Defende soluções tanto para questões específicas e que envolvem diretamente o comércio, como o estacionamento rotativo e a ocupação das calçadas pelos vendedores ambulantes, como em situações mais abrangentes, como as feiras itinerantes, a duplicação da BR-280, a reabertura do Canal do Linguado, a segurança pública e a alta carga tributária.

SÍMBOLO DA

CDL

O símbolo adotado pela CDL de Joinville é uma nau fenícia. Os fenícios, grandes navegadores da antiguidade, habitaram uma estreita faixa de terra, hoje ocupada por parte da Síria e do Líbano. A grande quantidade de cedros oportunizou a construção de navios fortes e velozes, que transformaram os fenícios nos comerciantes do mar mediterrâneo.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Defender, orientar, desenvolver e representar os interesses dos associados e da entidade, para o fortalecimento político, econômico e social do segmento empresarial.

Visão

Ser reconhecida como legítima representante do varejo, fornecendo soluções seguras para o desenvolvimento do comércio e da sociedade.

Valores

1. Respeitar o associado, valorizando o seu desenvolvimento, preservando a instituição como entidade, cumprindo com as normas oficiais e internas com transparência na gestão.
2. Assegurar nas ações da entidade o comprometimento com a verdade e o bem-estar do associado e da comunidade.

AÇÕES DA CDL

 
18/06/2018

Governo do Estado formaliza convênio para cessão de três mil câmeras de monitoramento em Joinville e planeja uso de drones

Nesta terça-feira, 19/6, às 16 horas, no 8º Batalhão da […]
15/06/2018

Delegada regional faz agradecimento a presidente da CDL de Joinville

A delegada regional da Polícia Civil, Tânia Harada, esteve na […]
15/06/2018

Informativo Semanal 148

   
15/06/2018

Comércio de Santa Catarina registra aumento de 1,56% nas vendas para o Dia dos Namorados

Levantamento da FCDL/SC revela que consumidor permanece cauteloso. Romântico e […]
Convenção coletiva do comércio
X