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Consumidores e comerciantes catarinenses estão otimistas com 2018

Fonte: Fecomércio SC


A pesquisa de expectativas do consumidor para o ano de 2018, realizada pela Fecomércio SC, apresentou índices positivos. O levantamento apontou que os consumidores catarinenses estão otimistas com o ano: mais da metade (55,6%) afirmou que 2018 será melhor do que 2017.

A ideia está em consonância com as expectativas econômicas para o período. Espera-se que, depois de quatro anos consecutivos de queda ou de crescimento inferior a um 1,0%, em 2018, o PIB brasileiro deve chegar a 2,2%. Além disso, as vendas do comércio voltaram a crescer e a renda e o desemprego em Santa Catarina se estabilizaram.

Completam o quadro os 20,9% que afirmaram que a situação de 2018 permanecerá a mesma que em 2017 e os 22,0% que acreditam que a situação vai piorar.

Quanto à expectativa para o emprego, a maioria dos catarinenses (60%) afirmou que está  segura e 19% disseram que estão muito seguros. O percentual dos que afirmaram que estão inseguros é de 17%, mas inferior aos 22% do ano passado.

A maioria dos consumidores catarinenses afirmou que tem como principal meta em 2018 economizar (36,8%), isto é, colocar seus rendimentos em algum investimento rentável, como renda fixa, poupança, fundo de investimento etc. Em seguida, 12,3% pretendem estudar e 10,3%, comprar um imóvel.

Quanto aos empresários, a maioria deles (46,5%) tem uma boa expectativa para as vendas de 2018, seguida por aqueles que creem que as vendas serão ótimas (34,3%). Adicionalmente, 72,4% dos empresários do comércio em Santa Catarina afirmaram que não pretendem expandir o quadro de funcionários. Número inferior aos 82,2% de 2017.

Sobre os investimentos, 67% dos empresários do comércio catarinenses responderam que não pretendem realizá-los em 2018, enquanto que 14% pretendem abrir novas lojas e 13% expandir o estabelecimento.

Por fim, a Fecomércio SC perguntou sobre a diversificação dos investimentos, por entender que é uma maneira de o empresário buscar ampliar o faturamento em momentos de crise econômica. Para 60,2% do empresariado catarinense do comércio, a resposta foi que não pretendem diversificar o negócio em 2018, contra 35,1% dos que têm intenção de diversificação.

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