PERDA OU CLONAGEM DE
DOCUMENTOS
A CDL oferece aos consumidores um serviço importante para quem perdeu ou teve algum documento clonado: o Alerta.
Quando você avisa a CDL que perdeu o documento, o sistema passará a emitir um aviso de alerta caso alguma empresa busque seu nome no SPC.
Assim, caso alguém apresente um documento seu em alguma loja e ela consulte o sistema e veja que você perdeu o documento, já saberá que alguém está usando indevidamente seu nome.
A CDL orienta as empresas associadas sobre o alerta. No entanto, é importante ressaltar que fica a cargo da empresa vender produtos ou serviços mesmo que o sistema tenha emitido o alerta de perda de documento.
Cadastrar o alerta no sistema do SPC é simples e gratuito.
Faça um boletim de ocorrências na delegacia mais próxima.
Venha pessoalmente na CDL e peça para fazer um alerta no sistema. A CDL Joinville fica na
rua Princesa Isabel, 447, segundo andar, com acesso pela galeria de lojas.
rua Princesa Isabel, 447, segundo andar, com acesso pela galeria de lojas.
Os documentos perdidos que podem ser cadastrados como alerta são:
CPF, RG, CNH, Carteira Profissional, Carteira Funcional, Título de Eleitor, Passaporte, Talão de Cheques
CPF, RG, CNH, Carteira Profissional, Carteira Funcional, Título de Eleitor, Passaporte, Talão de Cheques
Guarde o boletim de ocorrência original em casa e ande sempre com uma cópia. Assim se você for comprar no crediário, o lojista for consultar seu nome no SPC e aparecer o aviso de alerta, você poderá comprovar que perdeu o documento.