Os preparativos para o Black Friday já estão a todo vapor em muitas empresas. Cada vez mais popular no comércio nacional on-line e off-line, é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas, esvaziar estoques, promover negócios e se preparar para outra importante data comercial, o Natal.
O Black Friday ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, que neste ano será no dia 23. Para ajudar os micro e pequenos empresários a planejarem e executarem estratégias assertivas para aproveitar a data em favor de seus negócios, Marcos Gaubert, gerente de Marketing do Myrp, empresa focada em sistema on-line para emissão de documentos fiscais eletrônicos e gestão empresarial, traz algumas orientações.
“O planejamento para o Black Friday é o ponto-base do sucesso. A data oportuniza o aumento das vendas e a conquista de novos clientes, por isso é fundamental garantir que haja estoque e estrutura suficiente para atender a demanda”, explica.
Ele indica fazer um levantamento do estoque com quantidades e modelos dos produtos existentes em loja e avaliar quais mercadorias ou serviços são mais procurados pelos clientes e fazer uma análise do aumento das compras. “Se for comércio on-line, é importante que o site tenha estabilidade e estrutura para o aumento de acesso e que continue operando de modo eficiente, sem ficar lento ou cair”, acrescenta o especialista. Confira mais algumas dicas:
E-commerce
Loja física
O especialista do Myrp lembra da importância de utilizar uma divulgação estruturada e em diversos canais para reforçar a promoção. “Informar os clientes através das redes sociais, e-mail marketing e site da empresa é fundamental para que a repercussão seja maior”.
Ele lista mais algumas orientações:
Outras recomendações se baseiam no lucro através da realidade empresarial. Neste quesito, é preciso considerar o estoque e perfil dos consumidores, ou seja, selecionar os produtos e fazer o desconto de acordo com dados de vendas: quais produtos saem mais, qual o período mais favorável para a venda de cada um deles, qual o preço médio da mercadoria e qual o impacto real do desconto sobre eles. “É possível fazer grandes promoções sem prejudicar o caixa. Basta aplicar os descontos com planejamento estratégico”, recomenda Marcos.
Veja outras dicas:
Os consumidores estão muito atentos ao Black Friday, da mesma forma que querem aproveitar as grandes promoções, sabem quando estão sendo enganados em relação aos descontos e preços. Por isso, é fundamental a empresa respeitar o cliente, com ofertas verdadeiras e relevantes.
“Do mesmo modo que um bom desconto pode atrair e conquistar um cliente, ofertas enganosas, mau atendimento e desrespeito com o consumidor prejudicam a percepção da marca pelo público”, alerta Marcos. Outras considerações que devem ser levadas em conta são não aumentar o valor do frete, respeitar os prazos estabelecidos e não selecionar apenas produtos parados em estoque para a promoção.
As plataformas que oferecem serviços e produtos no modelo B2B, ou seja, relações de empresas com empresas, também podem usufruir do Black Friday e ter boas oportunidades. Sendo possível a redução de valores dos produtos ou serviços, fica viável aplicar os descontos e conquistar mais assinantes, clientes ou representantes.
(Fonte: Oficina das Palavras. Fotos: Divulgação)
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