Uma decisão inédita no comércio de rua de Joinville. Sindilojas (sindicato patronal) e Comerciários (entidade que representa os trabalhadores) assinaram acordo que autoriza o funcionamento das lojas até as 17 horas neste feriado de 7 de setembro, sábado. A iniciativa teve a anuência da CDL Joinville.
O departamento jurídico do Sindilojas Joinville esclarece que a adesão é opcional. “Abre quem quer. O comerciante fará o pagamento integral das horas trabalhadas acrescidas do adicional de 100%. Não é possível compensar”, explica o assessor jurídico do Sindilojas Joinville e Região, Rosalbo Ferreira Júnior. “A jornada do empregado deve ser de seis horas”, acrescenta dr. Rosalbo.
Nos shopping centers, as lojas podem abrir das 10 às 22 horas.
A possibilidade de os lojistas abrirem no feriado da Independência aproveita o movimento Semana do Brasil, que começa no dia 6 (sexta-feira) e prossegue até 15 de setembro.
A iniciativa une o poder público e a iniciativa privada de todo o País para movimentar a economia, principalmente o comércio, com descontos especiais durante este período. O evento tem o apoio da CDL Joinville, que convida todos os lojistas associados a participar.
Empresas e empreendedores de todos os tamanhos e setores podem fazer parte. A proposta é estimular o consumo. “Setembro não será mais apenas sinônimo de Dia da Independência. Setembro será o momento da Semana do Brasil”, destaca o governo federal.
(Fotos: CDL Joinville)