O Ministério da Infraestrutura poderá incluir as obras dos contornos ferroviários de Joinville e de São Francisco do Sul nos investimentos previstos para a nova concessão da Malha Sul. Conforme o relato do deputado Darci de Matos (PSD), a garantia foi dada pelo ministro Marcelo Sampaio na reunião desta terça-feira (21) em Brasília com o Fórum Parlamentar Catarinense. Para Darci, coordenador do Fórum, será preciso agora preparar a inclusão das obras no plano de negócios da concessão – os investimentos seriam bancados pela concessionária. Outros temas foram tratados envolvendo infraestrutura foram tratados na reunião.
Sem recursos do governo federal para as obras, a inclusão dos contornos nos investimentos previstos na antecipação da prorrogação da concessão da Malha Sul passou a ser a esperança para a retomada dos trabalhos, parados desde 2011. A concessão vence em 2027, mas a prorrogação foi antecipada. O cronograma do governo federal prevê assinatura do novo contrato até o final de 2023.
Na semana passada, a atual concessionária apresentou as perspectivas para a Malha Sul e alegou que a construção dos contornos, com previsão na concessão, é decisão do DNIT e ANTT. As obras em Joinville estão estimadas em R$ 450 milhões. Para o contorno de São Francisco, são necessários R$ 225 milhões. Se as duas obras que vão retirar a passagem dos trens de cargas de áreas urbanas realmente forem incluídas na nova concessão, será preciso definir quando as obras serão realizadas, afinal, os investimentos serão divididos ao longo das próximas décadas.
Fonte: Jornal A Notícia
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