“A fórmula do sucesso é, na verdade, uma receita com vários ingredientes: o primeiro e mais importante é as pessoas, que precisam estar conectadas com a empresa onde trabalham; segundo, foco no presente e pensamento no futuro, ou seja, quando errar, corrija rápido e esqueça o passado para seguir em frente; e terceiro, é preciso ser líder o tempo todo, em todas as áreas”, ensina João Adibe, que é CEO do Grupo Cimed, empresa do segmento farmacêutico com mais de 45 anos de história. O empreendedor participou do Varejo Summit, no painel “Criando uma máquina de vendas”.
Para Adibe, um bom planejamento é essencial para qualquer empresa crescer. “Você precisa se planejar no início do ano para tudo o que vem pela frente. Comparando com o futebol, mesmo que durante o ano haja vários campeonatos diferentes – no caso do varejo, datas diferentes –, o planejamento precisa ser um só e você vai se adaptando ao passar do ano”, ensina.
Na Black Friday, para conseguir boas promoções para o consumidor e, ao mesmo tempo, bons resultados para o negócio, o planejamento precisa ser feito com antecedência. Assim, faltando um mês para a data, a empresa já pode negociar tudo com os fornecedores e divulgar no período. “Não é apenas esperar a semana chegar e escolher os produtos em promoção”, completa.
Ritmo, rotina e ritual
Além de planejamento, o empresário considera que o vendedor deve ter ritmo, rotina e ritual. “Esses são os três passos que temos na Cimed e que precisa ser parte da vida de quem mexe com venda. Um exemplo pessoal: faz três anos que em todas as segundas, terças e quartas, eu faço lives com vários participantes. Tenho um grupo definido e quem quer participar, é só entrar”, conta o CEO do Grupo Cimed.
As lives potencializam o engajamento e, com o tempo, aumenta o número de seguidores, beneficiando a empresa. “O brasileiro te avalia primeiro pelo que você tem: olha sua rede, gosta do que vê e começa a acompanhar. A partir desse momento, você precisa mudar a avaliação dele para gostar do que você faz. Esse é o ponto de mudança crucial para cada vendedor que vai atrair as compras”, detalha João Adibe.
“Esses são os pensamentos que levaram a Cimed ao terceiro lugar entre as maiores empresas farmacêuticas do Brasil”, afirma o CEO. Para ele, a posição da empresa é relevante, visto que hoje o ramo farmacêutico é o segundo maior do varejo no Brasil, perdendo apenas para o setor alimentício. O segmento de medicamentos tem mais de 80 mil pontos de vendas espalhados por toda extensão territorial.
Fonte: revista Varejo SA
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