Deixar um emprego que lhe rendia R$ 900 mil anuais transformou a vida de Allan Costa, que desde então passou a exercer o seu talento empreendedor, compartilhado em palestras que ministra pelo Brasil.
Cofundador da plataforma AAA Inovação e presidente da Companhia de Tecnologia do Paraná, autor do livro “60 Dias em Harvard” e colunista de vários veículos nacionais, Costa foi uma das atrações da 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, encerrada no último sábado (25/5), em Joinville, uma iniciativa da Federação das CDLs de Santa Catarina e da CDL de Joinville. Costa falou de ‘Tendências de Consumo e Futuro do Varejo para 1.200 empresários catarinenses.
Confira a entrevista:
Qual o perfil do novo consumidor?
Allan Costa – Mais informado e com necessidades diferentes, ele valoriza cada vez mais a conveniência – como abastecer o carro com o serviço de gasolina delivery, que fornece combustível itinerante, com agilidade e facilidade nos meios de pagamento. A relação não é somente o preço, mas envolve experiências, e o empresário precisa de inteligência para perceber o que os clientes precisam, recorrendo à inovação e tecnologia.
Quais as práticas que devem ser abandonadas imediatamente?
Allan Costa – O consumidor não tem mais tempo para relações burocráticas de venda ou atendimento que dependa de 0800, algo que mais desafia a paciência do que resolve as demandas. É preciso aplicar o conceito de relacionamento personalizado, onde mecanismos de inteligência artificial, realidade aumentada e customização, entre outros recursos, são grandes aliados.
E o que não mudou?
Allan Costa – O jogo para quem está no mercado é o mesmo há muitos anos, o que mudou é o ritmo, muito diferente de décadas atrás, com extrema velocidade, onde a rapidez deve ser acompanhada com tecnologia e poder de transformação. Encantar o cliente prossegue sendo o desafio, mas as mudanças de modelos mentais e a quebra de paradigmas serão inevitáveis para o sucesso do empreendedor e a fidelização do cliente.
(Fonte: PalavraCom. Fotos: Pedro Waldrich)
Por favor entre em contato com a CDL no e-mail cobranca@cdljoinville.com.br ou no fone 47-3461-2518.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.